Quem acha que brincar é só com amigos ou crianças da mesma idade está muito enganado! Para a criança o importante é a brincadeira independente do brincante!
O brincar vai além da diversão!
É por meio da brincadeira que a criança se relaciona com o mundo, e estabelece laços afetivos. O incentivos contribuem para a sua formação, por isso, os pais devem atuar como estimuladores da construção do indivíduo e mediadores das relações que se estabelecem no processo do brincar.
Ao brincar, a criança experimenta sentimentos, aprende sobre regras e é estimulada a usar a imaginação. Ao incentivar as brincadeiras, os pais contribuem com desafios, estimulam a autoconfiança e a autonomia. A criança passa também a descobrir sobre suas preferências, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e consciente.
Esteja atento a eles o tempo todo, tanto com relação à segurança quanto aos sentimentos.
O que ele está sentindo? O que ele está descobrindo? Procure interagir de acordo com a sua sensibilidade somada à dele, e vá se aproximando, se interessando pelo universo dele.
Às vezes tentamos estimular as brincadeiras que nós gostamos, ou contar as histórias que nós sabemos. Descubra as brincadeiras que os seus filhos gostam e as histórias que ELES gostam de contar, estimulando e criando brincadeiras juntos com um pouco dos dois universos!
O mais importante aqui é a colaboração entre as idades!
Esqueçam a distância e criem juntos.
Brincadeiras de acordo com a faixa etária*:
2 anos
3 anos
4 anos
5 anos
6 a 10 anos
Baixe gratuitamente nosso e-book com um lindo livro de colorir dos biomas do nosso país.
Preparados para a diversão?
#brinquejunto