A união de conhecimentos científicos, design, alquimia, educação e natureza são a receita em dose certa!
Tintas, corantes e pigmentos vegetais produzidos a partir de materiais de baixo impacto socioambiental oferecem uma alternativa sustentável e menos tóxica para os setores têxtil, de embalagens, cosméticos e brinquedos.
Como uma spin-off da Agência de Design Sustentável Zebu Mídias (2010) pude experimentar inúmeras aplicações. Imprimi embalagens da Heineken com a tinta de cacau; desenvolvi corantes para shampoo, sabonete líquido e perfumaria para a Natura, dentre outros muitos projetos. Já são mais de 10 anos com experiência biotecnológica.
Em campanhas de comunicação e de design fiz tintas de resto de brownie para o Brownie do Luiz e tintas de azeitona para o Azeite Gallo. Imprimi embalagens, mobiliários, cartões de visitas, skates, ecobags e até mesmo réplicas de arte.
Em 2014, fiz as embalagens dos brindes oficiais da Copa do Mundo da Fifa com tinta de canela e participei do Salão de Automóveis de São Paulo, compondo os painéis internos do carro conceito de sustentabilidade da Peugeot com tintas de cacau impressas em laminados de bambu.
Em 2016 venci o Desafio Nacional Negócios e Biodiversidade, organizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Entrei também na Incubadora de Empresas da Coppe, situada no Parque Tecnológico da UFRJ.
Em 2017 criei um crowdfunding e captei cerca de R$50.000,00 para aplicar em estudos laboratoriais. Lancei a primeira versão das tintas em potinhos com cores de urucum, cacau e açafrão. Os pigmentos foram selecionados em critérios que levaram em consideração os aspectos cromáticos; a biodiversidade brasileira e a disponibilidade regional.
Em 2018 fui considerada 1º lugar do Programa de Aceleração Shell Iniciativa Jovem, e eleita a 3ª empresa mais atraente no quesito “materiais” entre startups de todo o país pelo Ranking 100 Open Startups. Em 2019 fiquei no TOP10 de biotecnologia :)
Dando continuidade aos estudos científicos, increvi e fui aprovada em projetos, como: Edital FAPERJ Nº 06/2019 - Programa "Apoio à Inserção de Pesquisadores em Empresas - 2019" e Edital FAPERJ Nº 18/2019 – Programa de "Apoio à Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas no Estado do Rio de Janeiro InovAÇÃO RIO".