Quando pensamos em educação acabamos pensando apenas na escola, no futuro e nas profissões… Mas educação vem muito antes disso e é um conceito plural! Educar emocionalmente é tão importante ou mais do que a educação convencional.
Precisamos estimular a inteligência emocional o mais cedo possível, pois só com emoções equilibradas um adulto se torna apto a lidar com os desafios da vida e consegue ter bem-estar. Assim, quanto mais cedo o pequeno conseguir acessar os sentimentos, mais saudável e equilibrado ele será quando for mais velho.
Já falamos anteriormente sobre os benefícios da pintura e do desenho no desenvolvimento da criança, e aqui vamos utilizar essa ferramenta como base terapêutica para reflexão dos sentimentos e da rotina. Incentive sempre seu filho a contar sobre o que ele fez no dia dele.
Utilize o desenho, a pintura e outras formas de arte e expressão para trazer mais envolvimento nesse momento de compartilhar informações. Durante a hora da história pergunte como ele se sentiu quando aquele evento aconteceu, explore os acontecimentos e tentem juntos representá-los através da arte.
Garanto que as portas da percepção e da troca vão se abrindo lentamente, de acordo com a passagem dos dias e desenvolvimento das atividades em conjunto.
Precisamos acessar nossos sentimentos mais profundos e só conseguimos fazer isso com ajuda, paciência e muita criatividade.
Lembre-se sempre de que crianças que sabem entender seus sentimentos conseguirão resolver conflitos futuros de forma mais pacífica. Aqui estão algumas sugestões para começar essa jornada:
#brinquejunto